sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Que pecinha você é na engrenagem do mundo?



Semana passada, assistindo ao filme 'A invenção de Hugo Cabret', fiquei encantada com um trecho onde o menino diz que vê o mundo como uma grande engrenagem, e que nós somos as peças. Segundo ele, tudo funciona como as máquinas, que têm exatamente o número necessário de peças para funcionar, nada a mais, nada a menos. Se estamos aqui, e somos as peças, pode estar certo de que cada um tem uma função pra fazer a engrenagem funcionar. Na minha opinião, raciocínio perfeito.

Só que às vezes as coisas da vida são tão confusas, e têm horas que a gente nem sabe direito o que está fazendo solto nesse mundão. Tenho lampejos de vez em quando, e quase acredito que finalmente descobri a resposta. Tem horas que me esqueço completamente. Essa semana eu tive certeza de como eu me encaixo no mundo.

Todo Natal eu sou voluntária no Projeto Papai Noel dos Correios, e sempre levo cartas para os amigos e colegas de trabalho apadrinharem. Nunca presenciei a entrega dos presentes, mas sempre fiz com amor, imaginando a alegria dos meninos na hora de recebê-los. Esse ano conseguimos apadrinhar quase 500 crianças, sendo metade delas de uma escola municipal de educação infantil.

Pela primeira vez, fui fazer a entrega na escola, levando até o Papai Noel, num calor de 35 graus! E as reações emocionadas das crianças e professoras me fizeram ter certeza de que isso é o que eu mais gosto de fazer na vida. Quem nunca teve uma experiência parecida não tem ideia de como uma boneca ou um cavalinho faz diferença na vida de crianças de uma comunidade carente. Mas fica a dica, pra quem nunca fez, sempre é tempo de descobrir.

E mais do que isso, hoje, quando vi a reação das pessoas que apadrinharam as crianças diante das fotos e das notícias, fiquei muito feliz de ter feito essa ponte. Muita gente quer ajudar e às vezes só precisa que uma oportunidade seja oferecida. Alguns podem achar chato quando ofereço a carta de uma criança com um pedido de Natal, mas hoje tenho certeza de que a maioria está com o coração alegre pela oportunidade de fazer uma criança feliz na véspera de uma data tão cristã.

Isso reforçou o que eu já vinha pensando... que é essa pecinha que eu quero ser na engrenagem do mundo. Pra ajudá-lo a girar com muito mais sorrisos; e lágrimas, só se for de alegria! Alegria de quem recebe e de quem dá. E como podemos dar alegria quando trabalhamos em conjunto! Fazer coletivamente movimenta muito mais energia boa do que fazer sozinho. É muito mais gratificante ver um grupo de pessoas mobilizado, compartilhando de alguma forma o seu sonho, trabalhando para que ele se torne realidade, e depois dividindo a felicidade da realização. Ajudar é muito bom! E ajudar outras pessoas a ajudar é divino!

Multiplique alegria neste Natal! E no resto do ano também!

5 comentários:

Alessandra disse...

Olá como vai ,estou fazendo uma visita e aproveitando
para desejar boas festas e muito sucesso
boa semana , até mais

Lu Souza Brito disse...

Oi Jordana,

Quanto tempo nao venho aqui.
Que linda iniciativa. Tenho vontade de participar, mas nao sei porque, ainda nao fui atrás.
Fazer o bem ao proximo geralmente traz ainda mais felicidade para quem pratica, esta que é a verdade.

Desejo a você um Natal assim cheinho de amor e com coração leve, ligado no Menino Jesus.
Um beijo

Luma Rosa disse...

Adoro o natal, mas não concordo com a utilização do papai Noel para justificar uma ação de solidariedade. Não é melhor contar a verdade para as crianças? E dizer que são pessoas que se unem para dar-lhes presentes? Essa ação serviria com exemplo futuro, para as próprias crianças quando adultas ajudarem as crianças. Desse jeito, papai noel acaba sendo um pai omisso, que aparece somente uma vez ao ano, cobrando exemplo de comportamento e comprando as crianças com presentes - além do que, as mais abastadas ganham mais presentes que as menos previlegiadas, contribuindo para a desigualdade social. Esse vovó noel fruto de uma propaganda da coca-cola deveria de ser banidoo das festas natalinas, afinal, além disso tudo que expus, ele é símbolo do consumismo que as mães adoram e os pais detestam. No futuro, os monstrinhos do consumismo devorarão as crianças, pois sim!
Feliz ano novo!
Beijus,

Divulgar Sites e Blogs Grátis! disse...

Olá, seu blog é ótimo, aproveite e divulgue ele aqui grátis ou podemos fazer uma parceria. http://www.divulgarsites.rendaagoraweb.com/index.php?pa=2

jogos do friv disse...

Muito obrigado pela postagem do blog emocionante!
---
jogos de friv | jogos do friv | jogos friv |