quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Plantio de hoje: sementes de tolerância


Hoje é o Dia Internacional da Tolerância. Não vi ninguém falando sobre isso por aí... Por que será? - eu me pergunto. Infelizmente não é porque o assunto não está precisando ser discutido. Passou batido? E logo em tempos em que o mundo precisa tanto dela. Na verdade, o mundo precisa de mais amor e compaixão, mas podemos começar pela tolerância que imagino que já seja um primeiro passo.

Do ponto de vista da sociedade, a tolerância define a capacidade de uma pessoa ou grupo social 'aceitar', em outra pessoa ou grupo, uma atitude diferente das que são 'normais' no seu próprio grupo. E aí vem a pergunta: em que mundo vivemos para não tolerar algo ou alguém somente porque é diferente? Quem somos nós para julgar as 'escolhas' (quem nem sempre são escolhas) do outro?

Bem, acho que na falta de amor, nos resta pedir às pessoas mais tolerância. Tolerância já! E amor daqui a pouco... quem sabe? Queremos parar de ver tantos casos em que grupos ofendem e agridem covardemente e sem nenhum motivo. Na quase totalidade dos tristes episódios, as atitudes dos agredidos em nada ofendiam aos agressores.

Em último caso, se não for movido por um bom sentimento, é sempre bom lembrar que se nós ofendemos hoje, amanhã poderemos ser nós ou as pessoas que amamos os ofendidos. E já que quem semeia vento colhe tempestade, fica o convite:

Vamos semear tolerância hoje!?

Um comentário:

Carol disse...

:)vc é muito sensível...abraços