segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vida mais simples é vida com amigos


“A amizade é um amor que nunca morre” - Mário Quintana

Eu costumo pensar que cada pessoa é um jardim. Para ficarmos exuberantes, perfumados e coloridos, precisamos de boas sementes, adubo e até uma fofadinha na terra. Aí entram na história os nossos amigos. Cada ajuda, cada experiência compartilhada, cada conversa, o carinho e o amor, a dedicação, os conselhos e até os puxões de orelha, são elementos que fazem florescer nosso jardim. E claro, nós também nos esforçamos para fazer o deles cada dia mais colorido.

O bom amigo tende a ser sempre uma pessoa melhor, porque a amizade nos faz desejar e querer contribuir sempre para que o melhor aconteça na vida do outro. E olhe só como é bom ter amigos. Quando acontece algo de bom em nossas vidas ficamos muito felizes. Eles também. Se temos muitos amigos, temos muitas alegrias, porque comemoramos as vitórias de cada um deles. Carregamos conosco parte da vida e das lembranças deles. E eles serão sempre parte das nossas lembranças mais gostosas.

Não é assim tão fácil fazer amigos, mas também não existe uma fórmula pronta pra isso. Às vezes achamos que temos um novo, mas logo ele desaparece da nossa vida. É que a amizade verdadeira nasce mesmo depois de experimentar o passar do tempo, talvez a distância, as diferenças, as mudanças, as manias, o correr da vida...

A vida fica mais simples quando temos amigos. E dividir com eles as coisas mais simples da vida é uma riqueza. Abraço de amigo é uma delícia! E sorriso?!

Fim de semana vendo filmes em casa, falando de sonhos, contando casos da vida, fazendo planos, devaneando, tentando fazer uma receita que não dá certo, rindo de si mesmo e às vezes de nada. Cineminha e pizza, com direito a alguns bolos de vez em quando. A gente entende que o amigo trabalha demais. E por falar nisso, misturar amigo e trabalho é uma alegria. Não sei como seria não poder contar com a pessoa da cadeira ao lado.

E aquela passadinha rápida pra falar oi? Confidências, relatórios dos últimos acontecimentos, pessoalmente, pelo telefone e até internet para os mais ligados no mundo virtual. Uma saída pra dançar. Visita no aniversário ou em dias de febre. Viagens para qualquer lugar do mundo. Acordar cedo pra fazer passeios quando o que você mais quer é dormir mais um pouquinho. (tem amigos que deixam e até acompanham). Encontro uma vez por ano com aqueles que estão muito longe, mas mesmo assim estão sempre próximos.

Amigos sentem o outro pelo jeito de falar, pelo olhar e até pelo jeito como estão teclando em uma conversa virtual. Escutam a mesma história até que o outro se canse de contar. Sabem que o outro está no seu inferno astral mesmo sem olhar no calendário. Sabem que o outro está ali para o que precisar, mesmo que às vezes ele não tenha a mínima idéia do que fazer para ajudar. Entendem e respeitam, mesmo que não concordem. Encontram-se com uma extensa programação ou até mesmo sem nada pra fazer. Simplesmente por serem amigos.

PS: Este post é para a Blogagem Coletiva Vida Simples, promovida pelo blog Mila's Ville. Hoje o tema é Vida Simples - Amigos.

16 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Bom Dia Jordana

Falamos sobre o mesmo aspecto da amizade, mas de formas diferenbtes. É aí que reside a grandeza desta blogagem.

bjs,

Lu Souza Brito disse...

Olá Jordana,

Amigo é tudo isso e muito mais. Seu post me fez lembrar da sessão brigadeiro e bolo de banana que promovemos na casa de uma das amigas. Perfeito.

A propósito, tenho uma sobrinha (minha fada adorada) que chama Maria Jordana!

Macá disse...

Jordana
Como é bom ter amigos não é? E agora então ...... com a internet. Quando os amigos reais não podem, temos aqui uma rede grande de amigos virtuais, mas com os quais, falamos até mais do que com os reais. Isso é muito bom.
Um beijo

Regina Coeli disse...

Olá Jordana,

Que forma gostosa você encontrou para abordar a vida simples com os Amigos.
Seu post ficou muito agradável de se ler e você encerra com chave de ouro quando diz:
Os Amigos se encontram com uma extensa programação ou até mesmo sem nada pra fazer... Simplesmente por serem amigos.
Muito verdadeiro!!!
Beijinho doce,
Regina Coeli

orvalho do ceu disse...

Oi, que legal falar de amigos do peito, né?
Vivendo a Arte de ser e de fazer Amigos...
Bjs

Teredecorando disse...

Olá Jordana,
Realmente, não existe uma fórmula de fazer amigos...
Eles surgem em nossas vidas de formas super diferentes...Vão se aconchegando, nos esquentando com palavras doces e ficando em nossos corações.
Fique bem
Bjs mil

Iêda Klein disse...

Oi querida, que tenhamos muitos abraços de amigos que, como você diz, são uma delícia!E sorrisos então?
Beijos, Iêda

DOIDINHA DA SILVA disse...

Como sempre, texto lindo...

Unknown disse...

Que texto lindo! Adorei a imagem!
beijocas

Unknown disse...

Adorei seu Blog posso seguir?

se quiser seguir o meu tbm...

www.lebijouxdiclaudia.com

te espero

bjus

Adriana Borges disse...

Amei jô!!! Tudo a ver com vc! beijos

Tati disse...

Bom dia Jordânia, que texto maravilhoso! Qualquer lugar é bom com nossos queridos. Isso é fato!
Amei a declaração de amor aos amigos, à presença deles em nossas vidas, e mais lindo ainda sua comparação entre amigos e jardins, lindo demais!
Beijos.

Jordana Flávia disse...

Queridas, estou muito atrasada nas respostas, mas agradeço o carinho de cada uma que passou por aqui e deixou sua marquinha! Adorei cada recadinho sobre esse tema tão delicioso que é a amizade. Acho que falei delicioso pensando no bolo de banana que a Lu citou no comentário dela. Grande abraço a todas e voltem sempre...

FERNANDO disse...

já ouvi dizerem que a amizade é mais importante que o amor. Um elogio desinteressado é a coisa mais sincera que pode haver

João Sobreira disse...

Olá, Jordana!
Estava procurando blogs pela net e vim parar aqui, gostei do que vi, apesar de não ter lido todas as postagens. Vou seguir, posso?

Um abraço,
João.

...minha vida é... disse...

LINDA MESNSAGEM DE AMIGO..PARABÉNS PELO VISUAL...E PELA PROFUNDIDADE DAS PALAVRAS...ONDINA CAMILO