segunda-feira, 21 de junho de 2010

‘Simples é a vida de um coração simples’


Como ter uma vida mais simples? Qual o segredo da simplicidade? Muita gente deve fazer essas perguntas diariamente. Eu faço e passo horas e horas tentando responder. Então, essa é a minha diretriz para fechar a Blogagem Coletiva Vida Simples, do Mila’s Ville.

Muitas coisas que acontecem em nossa vida não estão ao nosso alcance mudar, mas se existe algo que podemos decidir é a forma como vamos reagir, como vamos encarar os acontecimentos. Ser simples não tem a ver com fatores externos, principalmente materiais. A simplicidade está na nossa essência, que acaba determinando a forma como nos portamos diante do mundo.

Quando aparece um problema, podemos escolher ser a vítima ou encontrar uma solução. Podemos agradecer por ter pessoas ou meios que nos ajudem a resolver, e no final ver o quanto crescemos e nos fortalecemos com ele. Mas também podemos dizer que Deus não é bom e justo, e que a vida é complicada ou ruim demais. Assim, podemos passar pela vida sem nunca notar o sol e o céu azul, ou então correndo atrás do sol que nasce no Japão. Mas também podemos aproveitar aquele que bate no nosso quintal.

Ser simples é se importar com o essencial, é ver a beleza que está disponível em cada cantinho pelo mundo afora, tanto nas coisas que se pode enxergar, como nas que se pode sentir. A beleza das flores e das cores do mundo, do sorriso da criança, dos prazeres de cada sentimento, de cada sensação, de amar e ser amado, de ser e ter amigos, de viver as surpresas de um dia após o outro. E simplesmente saber que se estivermos aqui amanhã e depois, teremos a chance de ver que os problemas são bem menores no dia seguinte.

Não é uma receita simples, embora tenha tudo para ser... Simplicidade é viver um dia de cada vez, e construir o melhor que podemos a cada dia. É ser feliz como somos, e onde estivermos. É fazer do cantinho onde moramos o nosso paraíso particular. É estar aberto para aprender com o mundo, porque o que temos em comum é que somos todos eternos aprendizes no meio de uma caminhada.

7 comentários:

Amanda Luna disse...

Oiii, amei este post...tão lindo!!! a beleza da vida está realmente nas coisas simples da vida..a gente é que complica tudo né!!!
beijão
sermulhereomaximo.blogpot.com

Unknown disse...

A vida não para, e por isso nunca paramos de aprender também né.
Se a gente for menos ansioso, tudo realmente fica mais simples.Muito bom seu post!

Anônimo disse...

É, podemos escolher wentre ser vitimas ou algozes da nossa vida. Chico Xavier deixou-nos muitos ensinamentos sobre isso. A gente precisa aprender e praticar. E praticar muito, todo o dia. Lindo o post. Bjs

pensandoemfamilia disse...

Si, viver é ser um eterno aprendiz.
Simples é a nosso essencia.
Perfeito.
Atrasada, mas presente.
bjs.

Renato Oliveira disse...

Oi Jordana!
De fato, tens razão quando diz que é possível ter diferentes posturas diante dos problemas que enfrentamos. É válido quando não nos fazemos vítimas e aprendemos algo novo com isso. Gostei muito do blog :) abraços

Regina Coeli disse...

Olá minha Menia,
Você tem toda razão sobre a vida simples..
Post verdadeiro e muito bem apresentado!!!
Precisamos estar atentos ao que está ao nosso redor e fazer melhores escolhas para viver com qualidade de vida...
Abração carinhoso.
Regina Coeli

Jordana Flávia disse...

Olá pessoal! Estou um pouco longe do blog mas agradeço o carinho de todos vocês!
Grande abraço e obrigada pelos lindos comentários!