quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto Ficha Limpa


Hoje fiquei sabendo que um projeto de lei muito positivo que está para ser votado e percebi, mais uma vez, que a união e a consciência podem fazer a diferença. Às vezes sabemos bem o que queremos, mas não pensamos que, por ser um desejo coletivo, podemos fazer algo para concretizá-lo. Parece que nos sentimos impotentes diante de políticos que criam e votam leis, que nos atingem diretamente, de acordo com interesses particulares. Somos pequenos, mas somos muitos. Queremos ter representantes que, de fato, nos representem, e que sejam no mínimo honestos.

Temos episódios isolados na história que mostram como a vontade do povo pode ser atendida, como o dos ‘caras pintadas’, que tiraram do poder o então presidente Collor. Está certo que tiveram vários fatores (como a mídia) que contribuíram para isso. Mas e daí? Aconteceu. Mas em algum momento parece que perdemos o gás. Será? Acho que talvez estivéssemos só ganhando fôlego.

Estamos de volta! Com 1,5 milhão de assinaturas, um Projeto de Lei de iniciativa popular está para entrar na pauta do Congresso. E isso pode ser decidido ainda hoje. O objetivo do projeto é melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Se ele for aprovado os candidatos terão sua vida pregressa analisada e se não tiverem a ‘ficha limpa’ ficarão impedidos de se candidatar por 8 anos a partir do cumprimento da pena. Um bom tempo para refletir, não é?

Mas pra dar certo, cada um tem que fazer a sua parte, que pode ser divulgar, procurar seu deputado ou senador e pedir apoio ao projeto, mandar recado para os deputados através do site http://www.mce.org.br, ou o que achar pertinente. Cabe a nós continuarmos mostrando aos políticos que queremos que o projeto seja votado e aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Bem, o projeto de lei ainda não fará do Brasil um exemplo de justiça, mas essa movimentação já nos faz sentir alguma diferença, mesmo que por enquanto seja só na forma de nos portar no mundo. Estamos a caminho de dias melhores, mesmo que caminhemos a passos lentos. Então, vamos em frente dando a nossa contribuição!

2 comentários:

Amanda Luna disse...

Tomara que este projeto seja aprovado e vire lei de verdade... afinal temos o direito de conhecer os candidatos nos quais votamos, por enquanto a gente não sabe quem é quem e podemos até eleger um bandido sem saber!!! acho importante e sou super a favor, afinal o primeiro passo para que o nosso país seja um lugar decente para se viver é justamente eleger os nossos governantes.

beijocas
passe para me fazer uma visitinha, tem post novo!!!

sermulhereomaximo.blogspot.com

Jordana Flávia disse...

É isso aí Amanda! Tomara que isso se torne uma realidade e que continuemos avançando...
Força e fé!