terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O que move nossas ações?


Essa é uma pergunta chave para nos percebermos melhor e refletirmos sobre nossa forma de nos portar no mundo. Por trás de nossas ações existe um mecanismo que nos move, e que pode ser algo da essência do nosso ser ou algo momentâneo.

Em um grupo de estudos realizado na Dedico (Despertar da Divina Consciência) alguém colocou que podemos ser motivados por sentimentos ou por emoções. Nunca tinha parado para pensar desta forma e percebi na hora que aquilo era mesmo uma verdade. E mais, que era uma constatação muito importante.

Quando agimos de acordo com as nossas emoções, que são passageiras e extremamente ligadas ao nosso ego, o resultado normalmente não condiz com a nossa essência. A emoção é algo que brota em determinado momento e que costuma estar ligada a alguma situação a que somos expostos.

Quando somos ofendidos, por exemplo, muitas vezes sentimos brotar em nós emoções desagradáveis como raiva e indignação. Se reagimos no calor do momento, acabamos falando coisas que não correspondem ao que sentimos ou pensamos. E depois podemos colher as conseqüências de um desatino por muito tempo. O melhor nessas ocasiões é não reagir. É respirar e deixar passar... (eu sei que não é fácil, mas vale a tentativa).

Isso não quer dizer que não devemos falar sobre o que nos incomoda, e sim que o melhor é falar em um momento de mais equilíbrio. É procurar um diálogo quando pudermos nos expressar movidos pelos nossos sentimentos verdadeiros. Certamente o amor que mora em todos nós poderá guiar nossas palavras.

Você já parou para pensar no que move as suas ações?

8 comentários:

Ariana Braga disse...

Quando agimos de acordo com as nossas emoções, que são passageiras e extremamente ligadas ao nosso ego, o resultado normalmente não condiz com a nossa essência.



Caraca, eu paro sempre pra pensar no que move minhas ações;;;
Agir sem pensar, pela emoção. sei-la

Isso é muito ruin, as consequências não sao boas.

Flavita disse...

Olá passei por aqui meio por acaso, na verdade chegou algo em meu e-mail e resolvi dar uma olhada...
Concordo com isso que escreveu, equilibrio é fundamental, embora não é tarefa fácil!
Escrevi sobre equílibrio mas sobre um aspecto diferente em blog, se quiser comentar, sinta-se à vontade!

Adriana Borges disse...

Boa pergunta: o que move minhas ações? bem, eu tento ser movida por bons sentimentos e pensamentos. Tento mesmo. E venho sendo cada vez mais eu mesma. Acho que buscar se conhecer melhor é tentar compreender melhor o outro. Acho que é o desejo de conhecer!!!!
beijos

Jordana Flávia disse...

Oi Flavita! Li o seu texto sobre o equilíbrio. Muito interessante o aspecto que você abordou! Volte sempre... Flores e borboletas pra você!

Jordana Flávia disse...

Olá Ariana! Bom ver você por aqui... é muito bom quando a gente pensa sobre o que nos move. Quem sabe um dia isso não fica automático e a gente possa fazer somente o que for movido por algo bom? Vale tentar...

Jordana Flávia disse...

Adriananá! Adoro sua sempre ilustre visita... E pegando carona no seu comentário, auto conhecimento é tudo! Que muitas borboletas voem para o seu cabelo!

Irene Moreira disse...

Sim e como.... Com o passar dos anos aprendemos que é melhor agir com os pés no chão, com equilíbrio como dizes. Muito bom falar sobre isso, pois temos que nos educar para não pagar depois por ações com a cabeça quente.
Muito bom e se permitir vou anotar seu post para depois ivulgar no M@myrene. Beijos

Jordana Flávia disse...

Oi Irene. Fique à vontade para usar os posts que você gostar!