quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pronta pra mais um ano!

Ilustração: Cleido Vasconcelos



Encerro no sábado a semana do meu aniversário com uma pequena reunião para os amigos. Não, eu não faço aniversário a semana inteira. Nasci no dia 26 de julho, que este ano foi uma segunda-feira, de férias pra variar, rsrsrs... (não das minhas, porque estou trabalhando normalmente). Então espero meus amigos chegarem pra fazer aniversário de verdade! Porque fazer aniversário é comemorar os anos que já vivemos, e tudo que conquistamos pela vida afora. E olhando pra trás vejo que já foi um bocado de vida!


Pensando nisso me lembro da frase: “O importante não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”. Concordo em gênero, número e grau, por isso faço questão das pessoas que gosto por perto. Pra mim, ir a um aniversário é mais que curtir uma festa, é como se os amigos nos dissessem que podemos contar com eles no ciclo que se inicia. É uma demonstração da alegria de mais um ano de amizade. Claro que existem as exceções porque nem todos podem se reunir na mesma data.


Ainda nas minhas reflexões sobre aniversário, pensei muito sobre o passar do tempo. Quando completamos anos vamos fechando ciclos e nos deparamos com questões do tipo: o que estamos fazendo com o nosso tempo? Espero que não seja só eu que pense tanto nisso... Não chego a ‘fritar’, só reflito porque quero ter tempo de corrigir rumos indesejáveis, que não me levarão aonde eu quero ir.


A idade é só um número. O importante é como levamos nossa vida, o que fazemos com cada segundo, já que depois de vivido ele não volta mais. Fácil ver a verdade destas palavras. Difícil ver os anos passando... Por quê? Talvez pela forma como enxergamos a vida, talvez por não aproveitarmos direito o nosso tempo, por estarmos sempre atrás de coisas que, de fato, nada nos acrescentam, por estar sempre vivendo o passado e o futuro, e nunca o presente... Reflexão pro ano inteiro!


O fato é, minha semana de aniversário está muito feliz! Agradeço o carinho de todos os meus amigos, e da pessoa especial que até me levou pra jantar em plena segundona! E agradeço a Deus por ter saúde, amigos, amor no coração, alegria de viver, e por Ele me proteger e guiar as minhas buscas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Aprender é renovar



'Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu'

Provérbio Chinês

Hoje eu fiz a minha primeira trancinha de crochê. Sempre achei o máximo as pessoas fazendo aquelas obras de arte com um novelo de linha e agulha. É simplesmente mágico. Mas aquilo não parecia coisa pra mim. Confesso que ainda acho que não parece. Como no ano passado venci o desafio de aprender a bordar, topei o desse ano na mesma hora que minha colega de trabalho se ofereceu pra me ensinar. Gostei do resultado, embora ainda não tenha feito amizade com a agulha. Estamos nos conhecendo.

Mas com isso, fiquei pensando no prazer das descobertas e em quantas habilidades podemos ter, e que muitas vezes nunca serão descobertas por falta de exploração, de tentativas, de aproveitar melhor o tempo. Desenvolver novas atividades ajuda o cérebro a se exercitar e a satisfação de conseguir realizar algo novo é deliciosa.

Quando o tempo vai passando tendemos a achar que o que sabemos já nos basta. Não queremos fazer muito esforço. Vamos nos acomodando e nos tornando expectadores das mudanças, mas sem participar ativamente delas. E quando passa muito tempo, viramos peça de museu. Às vezes até enferrujamos. Aprender é uma forma de renovar.

Então, vale parar um pouquinho pra pensar: Há quanto tempo você não aprende uma coisa nova? Hoje é um bom dia para começar!